A ação das empresas é crucial para atingir a neutralidade carbónica até 2050 e essencial para a sobrevivência do Planeta. Independentemente da regulação, as empresas serão pressionadas a gerir os seus riscos ambientais e a dar um contributo para a sustentabilidade ambiental, sob pena de perderem competitividade e deixarem de atrair investimento.
As empresas assumem um papel decisivo na prossecução dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e na manutenção da licença para operar, pelo que a forma como são geridas as cadeias de valor e o impacto social dessa gestão são hoje desafios centrais.
São crescentes as exigências, por parte de diversos stakeholders, de que as empresas orientem a sua atuação por princípios de ética empresarial nas várias dimensões, aumentem a diversidade nos seus órgãos de topo, lidem adequadamente com os riscos, incluindo reputacionais, definam o seu propósito e reportem com transparência os indicadores relevantes do seu negócio.
Acredito que a nossa verdadeira vantagem competitiva é a nossa cultura. A cultura é uma enorme força de alinhamento interno e tem por isso um papel decisivo na mobilização de todos para a prossecução dos nossos desígnios estratégicos.
A nossa estratégia de Responsible Business assenta diretamente sobre o nosso Propósito. O que diferencia a nossa abordagem é procurar estar sempre à altura do legado de Confiança, Cidadania e Decência. Estes princípios inspiram a nossa atuação, de forma transversal e cruzada nos vários eixos de atuação. O nosso contributo renova-se todos os dias na Excelência da Equipa e do Serviço que prestamos e o nosso papel reinventa-se pela Resiliência que queremos imputar ao nosso Ambiente e à nossa Sociedade.
Promover a competência, num ambiente diverso, inclusivo e desafiante.
Oferecer um serviço inovador, inspirado pela mudança e capaz de antecipar as necessidades dos nossos Clientes.
Contribuir ativamente para um mundo mais sustentável e para uma melhor utilização de recursos.
Contribuir ativamente para uma comunidade mais inclusiva e informada e para uma sociedade mais justa e próspera.
A transparência, a advocacy, a militância, o conhecimento e a cultura constituem as fundações desta estratégia, que está orientada para a Agenda 2030.
São várias as ferramentas de comunicação, diálogo e co-construção utilizadas pela Firma para fomentar proximidade, transparência e cooperação com stakeholders internos e externos, com Clientes, parceiros e outras organizações societais.
Resultados chave da consulta aos stakeholders: